-Blog PecNética- - Aqui o touro não é de boiada!

IA: 10 serviços que você não pode deixar de conhecer

IA: 10 serviços que você não pode deixar de conhecer

Assim como ocorre no melhoramento genético de bovinos, onde se busca que o filho seja melhor do que os pais, as centrais de inseminação artificial tentam fazer jus à premissa e oferecer serviços exclusivos para os pecuaristas melhorarem a produtividade do rebanho.

Desta forma nasceu, por exemplo, o selo para identificação de touros mais indicados para uso na inseminação artificial em tempo fixo (IATF), uma iniciativa bem quista por profissionais do gabarito do professor Pietro Sampaio Baruselli, da Universidade de São Paulo, um dos profissionais mais renomados no assunto.

PecNética foi a campo e lista com exclusividade alguns serviços das centrais que você não pode deixar de conhecer. Pena que nem todas as empresas retornaram o contato, todavia, o compilado ficou bem interessante. Importante: isto não é um ranking. Os serviços foram alocados de forma aleatória.

   1  PAINT

paint-reduzidoO Programa de Avaliação e Identificação de Novos Touros da CRV Lagoa já completou 22 anos e continua sendo o único pertencente a uma central de inseminação artificial, segundo a empresa. Através dele o pecuarista obtém a avaliação genética completa do rebanho, além de mapear sua evolução ao longo das gerações. A chance da central contratar um touro bem ranqueado no programa é grande.

   2  IATF APROVADO


selo-diamante-absDividido nas categorias Bronze, Prata, Ouro, Safira e Diamante, o selo pioneiro é a forma que a ABS Pecplan encontrou para qualificar touros destinados aos programas de IATF. Obtêm a certificação aqueles utilizados em um número mínimo de fazendas, regiões e com índice reprodutivo satisfatório. O Diamante, o mais valorizado, indica mais de 10 mil inseminações em dez ou mais fazendas em diferentes localidades do País, com taxa de prenhez superior a 54%. 

   3  GEM Pc

gem-agO Genetic Evaluation and Mating Program é o programa de acasalamento para gado de leite da Accelerated Genetics (AG Brasil) e que já atende 1.500.000 vacas no País. Seu resultado baseia-se no cruzamento entre o fenótipo e pedigree das matrizes com a genealogia e lineares das provas dos touros de uma mesma raça. Entre outros objetivos estão gerar facilidade de parto e barrar cruzamentos consanguíneos. Disponível para sete raças, entre elas Holandês, Jersey e Pardo Suíço.

   4  BCBI

semex

A Semex oferece com exclusividade no Brasil o Brazilian Cross Breeding Index, um índice econômico que expressa quanto cada reprodutor pode retornar em reais no abate de suas progênies. São consideradas deps de fertilidade, crescimento e carcaça. De acordo com a central, um touro com todas as características positivas poderia aumentar o lucro por bezerro em R$ 299,00. O trabalho utiliza  a base de dados das associações norte-americana e canadense de Angus.

   5  PRECISE

precise-cri

Específico para Holandês, Jersey e Pardo Suíço, o Precise é um serviço exclusivo da CRI e possibilita a identificação dos pontos críticos dos animais com base na tecnologia genômica. Para ingressar, as vacas precisam ter pelo menos três gerações de pais de IA e provas publicadas no CDCB (Council Dairy Cattle Breeding), o banco de dados das raças de leite dos EUA. São mais de 80 mil fêmeas genotipadas. Essa informação ainda permite a utilização no G-MAP, um programa de acasalamento genômico específico da CRI.

   6  HOMOZIGOZE 100%

cort-genetica

Em uma era em que o cruzamento industrial ressurge com força e a raça Angus lidera o apogeu da carne de qualidade, garantir a cor da pelagem desejada nos animais Angus e Brangus pode ser um grande trunfo para o pecuarista. Esse serviço é garantido pelo Selo Homozigoze lançado pela Cort Genética, que também possui o Selo Genômico 100% Adaptado e Funcional para seus touros em coleta, pioneiro no Brasil.

   7  ALTA GESTÃO

logo_altagestao-p

A Alta Genetics trouxe para o mercado nacional um novo software de gerenciamento de reprodução, o Alta Gestão, que oferece conhecimento dos índices reprodutivos do rebanho. O sistema mensura a taxa de prenhez e caso a mesma esteja abaixo do ideal identifica onde está o problema. Pode ser instalado em qualquer computador, funciona off-line para cadastro das informações reprodutivas e on-line para análise e geração de listas, gráficos e relatórios.

   8  SMS

smslogo

Esta não é uma mensagem de texto para celular. Trata-se de um serviço da Select Sires para os clientes de pecuária leiteira da central. Assim como outros já citados neste post, o Select Mating Service é um Serviço de Acasalamento Computadorizado, entretanto, o diferencial é o foco nas características de funcionalidade. Por este motivo, úberes, pernas e patas recebem prioridade máxima, obtendo como resultante animais mais produtivos e longevos, informa a empresa.

   9  GERAR

Diferente dos demais, o Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho é fornecido por um laboratório, a Zoetis. Trata-se de um grupo de 250 técnicos que discutem inovações e resultados referentes à IATF e à TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo). Os dados são analisados pela UNESP de Botucatu (SP). Já foram tabuladas informações de 824 mil inseminaçõlogo_-gerar_corte-pes, o que permite conhecer gargalos nas duas técnicas e comparar resultados, o chamado benchmarking.

   10  BÔNUS 

Outros bons serviços ficaram de fora da listagem ou porque as centrais não responderam o contato ou porque se repetiram os fornecedores, mas valem a pesquisa, tais como TTR IATF (Teste de Termo Resistência), que estima a longevidade do sêmen no genital da vaca; o IR$M, um índice econômico para cálculo de eficiência alimentar da progênie do touro; o próprio G-MAP; Gestor Leite e o PACTO (Programa de Avaliação Genética de Touros de Corte em Cruzamento Industrial), entre outros.

Fique à vontade para comentar este post